terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A grande família


Publicada no Jornal Oeste Setembro 2009 - Belo Horizonte, MG



O apresentador do noticiário narrava, em tom dramático.
“- Mais um caso de violência assola a capital mineira. Desta vez, a vítima foi um morador do Bairro Betânia, região oeste de Belo Horizonte...”
Alfredo acionou o controle remoto, deletando a transmissão já anunciada durante o dia. Sua esposa verificava os e-mails, feliz com os cartões de aniversário virtuais, enquanto o microondas preparava o jantar.
- Querida, onde estão as crianças? Indagou – Percebendo estava só, sentado no imenso sofá da sala, que comprou para abrigar a família.
-Ora Alfredo... Bebeu de novo? A Camilinha está no quarto dela. Agora mesmo enviou-me um cartão pelo Orkut. Muito Lindo! O João Victor também está no quarto, duelando com o Thiago em um jogo desses de rede. Já o Juninho “saiu” há pouco do messeger que acessou, lá da colônia de férias. Ficou tão gordo pela web cam!
O patriarca sentia-se tonto. Olhou ao seu redor e o que via eram tomadas espalhadas pelas paredes, arrastando-se ao longo da casa, invadindo quartos, cozinhas e banheiros... Até o canil possuía regulador de ar para manter o cão tão aquecido a ponto de sequer latir para atrair atenção de seus donos. Seu habitat invadido por cabos USBS, joystics, fios de rede, pendrives... A família unida pela rede. Fria, tal e qual a comida preparada pelo microondas. Comunicavam-se com “oi e tchau” antes de cada um se abrigar em seu quarto e conectar ao mundo virtual. O calor de um beijo na face e um forte abraço tornaram-se “bjs e abçs”. Alfredo desligou a televisão para ignorar a violência urbana e; sentiu-se golpeado em se próprio lar. A segurança de ter os filhos guardados em casa o tornava inseguro. Desejou impetuosamente um apagão para a desconexão geral e talvez assim ouviria a voz de seus filhos, sentiria o calor dos seus, e de quebra, não seria obrigado a engolir a comida cuspida pelo microondas.

Um comentário:

  1. Magnífica reflexao de nosso cotidiano. Muito providencial e acertiva, que o diga Sao Paulo!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar meu blog. Deixe aqui seu comentário...